quinta-feira, 24 de março de 2011

Valparaíso e o colorido de Neruda

Fevereiro/2010
Depois de um vôo perfeito, com direito a um visual limpo da cordilheira dos Andes, chegamos ao Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, na capital Santiago. A arquitetura e o clima já nos saudavam e anunciavam uma ótima estadia.


Dalí mesmo, sem perder tempo, tomamos um ônibus em direção a Valparaíso, a 118 km a noroeste de Santiago, no litoral.

O primeiro contato com o dinheiro nos fazia sentir muito ricos. Em Pesos, não existe nada que custe menos do que mil. Tudo sempre vem acompanhando de muitos zeros, relembrando os tempos não muito distantes da nossa inflação e das nossas trocas de moeda.


Pela estrada fomos percebendo as nuances, as formas do relevo a vegetação e uma série de detalhes que caracterizam um lugar. Valparaíso, de repente, chegou... e nos assustou. A rodoviária estava suja, empoeirada, repleta de mochileiros do tipo chinelos batidos, barba a fazer e aspecto sujo, gorro com as cores da Jamaica e camisa vermelha com a face do Che. Lugar feio, pouco ou nada inspirador. Essas eram as boas vindas a Valparaíso.

Grafismos colorindo e alegrando Valpo.





  
Tomamos um táxi, que era igualmente empoeirado e nada estimulante... mas tinha simpatia no semblante do motorista que casava com nossa vontade de curtir a cidade naquela tarde de domingo.


Chegamos ao Hotel, localizado em uma das colinas mais altas, e tivemos uma grata surpresa. Era lindo! Simpático, descolado, aconchegante e com um atendimento bem legal. Hotel Ultramar, uma antiga casa italiana construída em 1907, onde do adorável terraço pode-se ver a baía toda, a vista é espetacular. O Hotel tem uma decoração moderna e possui diferentes quartos (nossa diária, 88 dólares o casal). Ele fica em área residencial, na parte “nova” da cidade. A cerca de 12 a 15 minutos a pé chegávamos à parte antiga onde facilmente encontrávamos as casinhas coloridas revestidas com telhas onduladas e os muros repletos de grafismos dos mais diversos estilos (de magá aos desenhos tribais).






Valparaíso reserva surpresas delicadas ao turista mais atencioso. Nada de baladas ou agitos (pelo menos que tenhamos presenciado). A cidade oferece restaurantes típicos com excelentes serviços, bons preços e, claro, boas cartas de vinhos (visitamos e amamos: Oda Pacífico, Café Turri, Allegretto). Existem ainda cafés e museus.



Visualizar Valparaíso / Chile em um mapa maior - Clique nos ícones para visualizar as informações.

Oda Pacífico (http://www.odapacifico.cl/), 
perto da casa de Neruda, La Sebastiaa. Uma noite gastronômica inesquecível, com uma vista maravilhosa da baía.


 Café Turri (http://www.cafeturri.cl/web/restaurant.asp), faça reservas.




No sobe e desce dos seus 45 cerros (morros), essa pequena cidade nos conquistou a cada ruela estreita com belas descobertas. Suas construções antigas e o espírito alegre e boêmio de seu povo encantam qualquer turista. Valparaiso é uma cidade portuária, Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO)






http://www.espacoturismo.com/internacionais/america/valparaiso-chile

Para completar as delicadezas de Valpo, a casa de Neruda, La Sebastiana (http://www.fundacionneruda.org/en/la-sebastiana/address.html) é uma passeio imperdível. Lá é possível sentir a vibração de sua obra e um pouquinho da alegria inspiradora que tinha do alto da sua varanda ao contemplar toda aquela paisagem.






http://www.fundacionneruda.org/en/la-sebastiana/address.html

A cidade das casinhas coloridas de telhas onduladas, do Funicular, dos gatos, dos muros coloridos com seus grafismos e das poesias de Neruda foi nossa escolhida, se comparada com a vizinha Viña del Mar. Badalada, movimenta, litoral repleto de jovens, famílias e turistas curtindo sol, pisco sour, um drinque preparado à base de pisco (aguardente peruana feita de uva) e suco de limão, petiscos e compras... muitas compras (Viña conta com uma área comercial fortíssima). Sua principal praia se chama Reñaca, onde seus edifícios em forma de degrau dão um charme exclusivo à sua orla.

Mas se nosso propósito era conhecer, estávamos felizes por perceber essas diferenças entre elas e, mais ainda por ter feito nossa opção, assim como Neruda.




Aguas geladas do Pacífico na praia de Reñaca, em Viña del Mar


Receita de pisco sour

http://comunidade.bemsimples.com/cozinha/w/cozinha/Como-fazer-um-pisco-sour.aspx


Dicas e informações
  
O clima lá é mediterrânico: a oscilação de temperatura na cidade durante o ano é alta. No verão, oscila entre 30°C e 12°C; no inverno, de 15°C a 5°C. Os ventos em Valparaíso são fortes e frios. Leve agasalho em qualquer parte do ano


Tênis sempre, para caminhar bastante sobre os cerros.


A pouco menos de 100 km de Valparaíso, há ainda a praia de Isla Negra, onde fica uma das famosas casas do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973). Além de estar fora da cidade, a casa talvez seja a que mais simboliza o imaginário do escritor por conta da quantidade de objetos dele depositados ali. Se você tiver tempo e for verão, vá à praia em frente à casa após a visita. Sinta um pouco da água gelada do pacífico e o barulho das ondas do mar soar nas rochas negras que ficam na beira.


O Chile possui várias casas de câmbio. Uma das mais conhecidas e que nos transmitiu mais segurança se chama Afex (http://www.afex.cl/), e sempre se encontra uma no caminho.


Conversor de Real (BRL) para Peso Chileno (CLP): http://br.finance.yahoo.com/moedas/conversor/#from=BRL;to=CLP;amt=1


Comidas típicas e imperdíveis:
Empanadas, geralmente de queijo ou pino (carne picada com cebola).
Humitas - espiga de milho fresco amassado e cozinha nas mesmas folhas
Pastel de Choclo - feito com milho tenro sobre pino, com carne de frango, tudo gratinado em panela de barro
Peixe – experimente o Congrio
MariscosCheviches
Os imperdíveis Alfajores (O doce é composto de duas ou três camadas de massa e com recheio de doce de leite)
Lá eles colocam abacate em tudo, se você não gosta fique atento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário