quarta-feira, 16 de março de 2011

St-Paul-de-Vence. A cereja do bolo

Estávamos em Nice na nossa primeira passagem pela Provence, em julho/2008. A parte velha da cidade, as lojas, os restaurantes, os bares, os rosés, o aroma de lavanda e o azul (que azul!) do mar e dos olhos das belas francesas... tudo estava impecável e parecia não haver possibilidades de melhorar até que...


Resolvemos alugar um carro. As tradicionais locadoras internacionais tinham preços convidativos, mas não tinham disponibilidade imediata. Fomos numa locadora regional e depois de um atendimento prá lá de “simpático” (se é que você me entende) conseguimos já sair de carro e tarifa favorável. O destino era Saint-Paul-de-Vence (31 km a norte de Nice). Andar pela Costa Azul não foi tão difícil até pedir a primeira informação, pois o carro não tinha GPS. 


Em Cagnes-sur-Mer, uma cidade que aparentemente não tinha nada a nos revelar e parecia ser apenas uma passagem para St-Paul-de-Vence acabou sendo um feliz labirinto, ela fica empoleirada em uma colina.

La maison de Colette a Cagnes.

Subíamos, descíamos, entrávamos à direita, à esquerda, engatávamos a marcha ré e púnhamos a prova nosso francês impecável de oitava série. É verdade que foi difícil nos localizar em meio às ruelas de Cagnes, mas nessas tentativas saímos lucrando ao encontrar placas que indicavam para o Museu de Renoir (Musée Renoir & Les Collettes), onde o pintor morou de 1908 até sua morte, em 1919.

Domaine des Collettes, maison d'Auguste Renoir à Cagnes-sur-Mer
Chegando lá, mais uma vez nos perdemos... mas dessa vez foi pela emoção de estar passando por um jardim de oliveiras que foi cenário e inspiração para muitas de suas pinturas e esculturas, as quais eram expostas no exato local onde foram pintadas. Foi muito especial ter visto páginas dos livros de História da Arte ao vivo e em cores. Amamos!
 
As muralhas de Saint Paul de Vence

Inspirados por um dos mestres do Impressionismo fomos em direção a St-Paul-de-Vence. Uma daquelas estradinhas básicas do verão de Cotê d’Azur, daquelas estreitas, com pouco movimento, com plantações de olivas de um lado e lavanda de outro. Nela conseguimos avistar, no topo da colina, um pequeno vilarejo. De tão pequeno, ficamos na dúvida se era um castelo ou mesmo um vilarejo. Mais algumas curvas tivemos a certeza que tínhamos chegado em nosso destino.








A Fonte Grande, um símbolo de Saint Paul de Vence. É indiscutivelmente a mais famosa fonte da Provence. Erguida em 1615, é classificada como monumento histórico desde 1850. Acima da lagoa, as barras de ferro foram utilizadas para apoiar os jarros que as pessoas estavam se enchendo.




St-Paul-de-Vence, uma vila que fica dentro de muralhas medievais construídas no século XVI, com ruas de pedras arredondadas, é minúscula e transpira arte, dos tradicionais artesanatos a mestres consagrados da pintura e escultura que por lá passaram e se apaixonavam com o que a luminosidade das primaveras e verões revelavam.

Fondation Maeght, a meca da arte moderna


Alguns trabalhos de Bonnard, Braque, Calder, Chagall, Giacometti, Léger, Miró ..., entre muitos outros, podem ser apreciados na Fondation Maeght Modern Art MuseumInaugurada por André Malraux em 1964, Marguerite e Aimé Maeght Foundation, é uma fundação privada que tem como objetivo apresentar ao público a arte contemporânea.


Maeght é um local excepcional que contém uma das maiores coleções da Europa de pinturas, esculturas, desenhos e obras gráficas do século XX. A Fundação é totalmente independente da administração dos Museus Nacionais e não recebe qualquer subsídio estatal.

Fundada em 1966, a Liga de Amigos da Fundação Maeght é uma Associação que atualmente possui mais de 2.000 membros (nacionais e internacionais). As taxas da associação ajudam a manter a Fundação e suas aquisições anuais. Assim, quase uma centena de obras (pinturas, desenhos e esculturas) foram adquiridas ao longo dos anos.


Dicas e informações

Como chegar: A estação de trem mais próxima fica em Cagnes-sur-Mer. Cerca de 20 onibus por dia partem de Gare Routière (Estação Rodoviária) de Nice, deixando os passageiros em St-Paul-de-Vence (passagem única: 1 euro) e em seguida, em Vence.


Se você estiver de carro, vindo de Nice, pegue a rodovia costeira A8 a leste, virando para o interior de Cagnes-sur-Mer e seguindo os sinais ao norte de St-Paul-de-Vence.


Dirigir um carro na parte antiga da cidade é proibido, exceto para deixar suas bagagens no hotel.

Um comentário:

  1. Bia e Euzébio!!
    Lindas fotos, texto leve e muito gostoso de ler. Em alguns momentos me senti como em um livro e imaginei cada detalhe que vcs narraram.
    Vou estar sempre por aqui...
    Bjinhos e parabéns!!

    ResponderExcluir