segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pienza e Monticchiello. A Toscana “riservata”.

Em junho de 2010 estávamos na zona rural de Montalcino desfrutando dos sabores e aromas dos Brunellos. Nessa ocasião tivemos a oportunidade de conhecer um fantástico produtor que faz jus a toda tipicidade da região: Fattoria Caprili. Além da simpatia e boa acolhida que tivemos, fomos surpreendidos pela maneira carinhosa e pela excelência na produção de seus fantásticos vinhos e azeites.


Ao chegar a Pienza sentíamos que estávamos prestes a conhecer mais uma bela cidade Toscana. Com esse convidativo predicado faltava apenas experimentar a particularidade da cidade e assim escrever mais um capítulo em nosso diário de bordo.


A pequena Pienza é um tesouro. Fica no Vale do Orcia. É província de Siena e fica há 53 km ao sudeste dela, e a 32 km a leste de Montalcino. De lá já foi nomeado um Papa; Pio II, renascentista e que colocou a cidade em posição de evidência no século XV. Em 1996 Pienza tornou-se Patrimônio Cultural da UNESCO.



Palazzo Piccolomini
O Palazzo Piccolomini em Pienza, era a residência de verão de Enea Silvio Piccolomini, Pio II, um dos primeiros exemplos da arquitetura renascentista.
Criada em 1459 pelo renomado arquiteto Bernardo Rossellino, um estudante de Leon Battista Alberti, despejou todo o seu esplendor, tanto interna quanto externamente e, recentemente restaurado. Hoje é parte integrante da histórica cidade de Pienza, uma das mais bem preservadas na Toscana.

Duomo di Pienza - Piazza Pio II
O palácio fica ao lado do Duomo e foi a casa de descendentes de Pio II até 1968.
A Catedral Santa Maria Assunta foi construída pelo arquiteto Rossellino (1459) e sofreu alguns danos, mais suas proporções esplêndidas são mantidos intáctas. É inundado de luz nos vastos vitrais encomendados pelo Papa. Ele queria um "vitrea domus" (literalmente "casa de vidro"), que simbolizam o espírito da iluminação intelectual da época Humanista.


 Pienza é charmosa. Um dos vilarejos mais encantadores da Itália, com ruas floridas e vistas magníficas.

  
 




As flores bailarinas.


Ela tem suas especialidades gastronômicas. Uma delas é a tradição do queijo Pecorino (queijo típico italiano feito de leite de ovelha. “Pecora” em italiano significa ovelha).

Encontramos lá lojas do tipo empório e queijarias com suas vitrines cenográficas expondo seus queijos de maturações diversas. O aspecto escuro, o cheiro forte e o formato conferem ao Pecorino um traço inconfundível. Impressiona ainda a maneira como harmonizam bem com os presuntos locais e, claro, o clássico Brunello da vizinha Montalcino.








Tradicional loja de pecorino com
suas ovelhas de pelúcia na entrada.
Passando pelo centrinho de Pienza vamos descobrindo detalhes: vias com nomes prá lá de interessantes, como Via della Fortuna, Via dell’Amore e Via del Bacio; floreiras cuidadosamente colorindo e dando vida as janelas e portas; lojas de brinquedos educativos que há muito não víamos e uma vista que nos abre ainda mais o horizonte para os campos da Toscana (já que Pienza fica no alto de uma colina).





La Bottega "da Marusco e Maria / Produtos típicos.


Picci, massa típica toscana que, depois de cilindrada pela
 máquina, é cortada e enrolada manualmente, uma a uma. 

Isso é Toscana...

Depois de passar algumas horas em Pienza queríamos conhecer Monticchiello. Uma vila pertencente à Pienza. Estrada de terra, poeira alta, ciprestes, curvas, ovelhas e nenhuma placa. Esse era o cenário da busca de Monticchiello onde buscávamos um restaurante específico: Taverna di Moranda, restaurante de cozinha camponesa.



Já que em nossa viagem nos lançamos às surpresas, aqui preciso registrar mais uma. Monticchiello é menos que uma vila, é uma pequena vila que em 20 minutos você conseguirá dar uma volta completa por ela a passos lentos e admirados. Arquitetura medieval que tem perfeito equilíbrio com as colinas e com a vegetação local, pouquíssimos habitantes. Nosso carro ficou de fora da muralha que abraça e que, por séculos, protegeu o vilarejo.


Monticchiello Pictures
This photo of Monticchiello is courtesy of TripAdvisor

Entrada do vilarejo mais charmoso da Itália.

Em Monticchiello é possível ouvir o barulho do silêncio. Pássaros, o vento batendo em alguns varais com roupas e passando por imensas árvores… Por mais que eu “floreie” o texto tentando transmitir a idéia de Monticchiello, o melhor mesmo é indicá-la para sua próxima viagem.




Mas não podíamos deixar de passar no restaurante que era nossa razão inicial da visita. No La Taverna di Moranda tivemos sorte de conseguir uma mesa sem reserva prévia. Devido à fama da Casa, visitantes vêem de longe para saborear seus pratos. O restaurante foi eleito em 1999 o melhor restaurante da Toscana (!) por uma publicação alemã, e sitado em vários guias renomados de gastronomia. O bacana de tudo é que a simplicidade e a excelência fazem o “luxo” nessa ocasião.



Taverna di Moranda



Depois de uma jornada de grandes descobertas, já era hora de retornarmos felizes da vida para casa. Sim, para casa. Pois havíamos alugado uma linda de pedras no melhor estilo toscano. Com o pôr do sol pegamos um trecho de uma rodovia local que era uma verdadeira caricatura das estradas toscanas: ciprestes, curvas em “s”, colinas douradas, vilarejos, flores...






Fomos embora com uma certeza, que aquela região e suas magníficas paisagens ficarão em nossa memória depois que outras lembranças da Itália tiveram desaparecido.





Dicas e informações

Via di Mezzo, 17 - 13
53020 Monticchiello - Pienza
Tel. 39.0578.755.050
Fecha no mês de janeiro e fevereiro/ Não abre segunda
Faça reservas.

Experimente a pasta feito a mão PICI, típica massa Toscana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário