segunda-feira, 30 de maio de 2011

Colle di Val d’Elsa. A surpresa entre San Gimignano e Volterra

Para os interessados em explorar a Toscana, aqui vai mais um dica de roteiro: San Gimignano, Colle di Val d'Elsa e Volterra. Se cada uma dessas localidades reserva sempre uma agradável surpresa, o caminho que te levará até lá já é, por natureza, um bom retorno as suas expectativa, afinal você está na Toscana (!).


De San Gimignano a Colle di Val d'Elsa são apenas 19 km. Ela está localizada acima do vale do rio Elsa, sobre o percurso da antiga Via Francigena, estrada medieval no coração da Toscana por onde passaram inúmeras peregrinações medievais. A cidade tem uma posição estratégica, perto de Siena, Firenze e Volterra. Assim como essa localização contribuiu para sua importância e desenvolvimento, para o turista é um grande benefício, pois facilita a visitação.

La Porta Nova


Olhando de fora, a cidade parece ser pequena, mas é puro engano,ela possui 20.000 habitantes. Originalmente a cidade era composta por três vilarejos autônomos: Borgo di Santa Caterina, Castello di Piticciano e Piano – que foram agrupados. Os dois primeiros vilarejos eram os mais antigos, e habitados pelas classes dominantes, enquanto Piano abrigava uma área industrial responsável pela fabricação de papel. Com o passar do tempo novas atividades econômicas começaram a movimentar a cidade que passou a produzir cristais em grande quantidade. No século XIX Colle di Val d'Elsa ficou conhecida como a "Cidade de Cristal". Atualmente ela é responsável por 15% da produção mundial e mais de 95% da produção italiana.

Alta Colle, Borgo di Santa Caterina e 
Castello di Piticciano








Colle Il Piano

Engana-se quem pensa que essa cidadezinha tenha apenas o lado moderno. Na verdade ela tem seus atrativos históricos de grande importância: dois museus provinciais, o Museu de Arte Sacra e Cívica e o Museu Arqueológico Ranuccio Bianchi Bandinelli, bem como o incrível Museu do Cristal.



Museo del Cristallico
Entre os produtos não-alimentares não há nada mais tradicional e típico em Colle di Val d'Elsa que o cristal. Os primeiros documentos atestam originalmente a produção de vidro, para só recentemente passar para o cristal, uma tradição que chega até os dias atuais. Em Colle di Val d'Elsa, produz 95% de todos os cristais italianos e 14% de todo o cristal do mundo, com uma produção de grande valor, beleza e variedade.

Piazza Canonica

Centro de arte e cultura ao longo do século XX, hoje Colle di Val d'Elsa é apresentada como uma encantadora cidade, com prédios antigos e modernos aninhados entre as verdes colinas que margeiam o rio Elsa.



Além da produção de vidros e cristais que fazem parte da história de Colle di Val d'Elsa desde os anos de 1300 aproximadamente, há também outros produtos locais que tradicionalmente sempre encantaram – inclusive nos dias de hoje: os doces. Esses seguem o conceito de variedade e qualidade assim como os cristais e são muitíssimos recomendados, os queijos, salumis, e o vinho



Locais mais importantes de Colle di Val d'Elsa:

Il Palazzone (sistema de ensino superior, PUC, Campus Universitário Colle - Colle Polo Universitário, com o curso de três anos de estudo para um curso de graduação em química e tecnologia de materiais ), Piazza Arnolfo (lá você encontrar a velha estação, um belo edifício que já abrigou a estação de trem, e agora serve como um marco importante para o serviço de ônibus da cidade) e a Piazza del Duomo

Dica básica: esqueça sua dieta quando estiver na Toscana





Seguindo a rota para Volterra, pela bela strada regionale 68, há 35 km…  





Sabemos que Firenze é um dos destinos mais clássicos na Itália. San Gimignano, embora próxima da capital da Toscana (40 km) é destino daqueles que já estão em um nível mais ousado de "garimpo" pela belíssima região e que contam com carro ou já estejam habilitados as linhas de ônibus. A pequena Volterra, no entanto é uma comuna que se torna ainda mais especial devido a sua localização, que a deixa como destino ainda mais difícil de se visitar. Volterra fica a cerca de 80 km de Firenze e 35 km de San Gimignano.



Via 20 Settembre, 50, 53034
Colle di Val d'Elsa, Siena, Itália
Tel: +39 0577 920549
Este exclusivo restaurante está localizado no centro histórico da cidade, no interior de um Palazzo do século 16. Só oferecem 6 mesas (para quatro pessoas cada). Tem um bonito terraço panorâmico e é considerado um dos melhores restaurantes da Toscana, tendo recebido vários prêmios ao longo dos anos, possui duas estrelas do guia Michelin. A adega oferece uma excelente variedade. Restaurante requintado.


Via del Cerro 11
Tavernelle Val di Pesa (FI)
Fechado: terça-feira
Tel: (+39) 055 8070000
Este é um "ristorante", o que significa pagar um preço ligeiramente superior ao de uma trattoria padrão, mas o alimento é, em teoria, de uma melhor qualidade. Este foi um caso. O menu apresenta muitas especialidades toscanas, incluindo um pappardelle de javali ("pappardelle al ragu di Cinghiale"), com massa caseira deliciosa. Foi um dos pratos de massas mais gloriosa que eu já comi, similar na aparência e textura de uma bolonhesa, que harmonizou muito bem com a garrafa de Chianti Classico que pedimos. Típica comida toscana. 


Um comentário: