sábado, 14 de maio de 2011

San Gimignano. Muito além das torres

San Gimignano é uma comuna de Siena. Fica há 30 km desta e 40 km de Firenze, o melhor acesso é pela autopista. Hoje sua população é de aproximadamente 7.000 habitantes.

Ela é patrimônio mundial da UNESCO, primeira cidade da Província de Siena a ter este reconhecimento.

Da estrada já é possível vislumbrar San Gimignano, que está localizada em uma colina há 334m de altura que domina o Vale do Elsa. São 14 torres de pedras (originalmente eram 72), construídas nos séculos 12 e 13 para demonstrar a riqueza e o poder das famílias mais abastadas.


San Gimignano já existia no tempo dos etruscos e romanos e se desenvolveu na Idade Média graças à localização na Via Francigena. inicialmente era uma cidade agrícola mas, em termos econômicos, esta atividade foi sendo gradualmente substituída pelo comércio. Suas famosas torres começaram a surgir em 1150. Eram tanto um símbolo de status (a minha torre tem que ser mais alta que a do vizinho), como refúgio em caso de ataque.



O esplendor da cidade durou até 1348 quando, por causa da peste negra que infestou toda a Europa e da fome que se subseguiu, teve que sucumbir à Florença. San Gimignano passou por um período de decadência e marginalidade para depois retornar gloriosamente à atenção mundial no século XIX. 


A cidade é um dos melhores exemplos existentes de design toscano medieval urbano.   



Ela foi uma das primeiras cidades de fortes traços medievais que conhecemos na Toscana. 
Ao chegar deixamos o carro no estacionamento público do lado de fora da muralha. A ausência de transito interno é um dos fatores que contribui para preservação da bela cidade, até porque suas vias também são muito estreitas e pequenas. 


Passamos pelo portal principal (a Porta de San Giovanni) e, ao passar por ele foi como se estivéssemos voltado há alguns séculos.

 Flâmulas azuis anil contrastavam com o tom marrom envelhecido das pedras que forram as vias e paredes de todo o piccolo paese

As ruas são típicas do período medieval, com construções de pedras e argamassa onde o sol bate por poucas horas, contudo o suficiente para criar belas nuance de luzes e sombras numa atmosfera memorável.

San Gimignano dá para ser percorrida em um só dia. É fácil explorar o local.
Há duas praças centrais interligadas, a Piazza della Cisterna e a Piazza Del Duomo. A primeira é cercada de torres e vários restaurantes e cafés, o que acaba sendo um bom posto de contemplação e ponto de encontro de turistas. A praça recebeu o nome devido o poço (Cisterna), construído em 1287, no meio da cidade. Na segunda praça estão as principais atrações: a Collegiata e o Museo Civico, bem como o Batistério com seus afrescos e o Museo d”Arte Sacra.


Arco medieval  antes de entrar na
Piazza della Cisterna



Piazza della Cisterna



Piazza del Duomo
Mapa de San Gimignano



As ruas de San Gimignano estão repletas de lojas que vendem artigos artesanais. Levar um desses regali para alguém ou mesmo para si é uma tentativa em vão de querer levar um pedaço desse incrível lugar. Mesmo assim nos rendemos às comprinhas seduzidos pelas cores, formas, perfumes e delicadezas de cada vitrine. Para nós as mais notáveis ​são as lojas que vendem produtos gourmet como o azeite, vinhos, massas e outras iguarias produzidas localmente. Além disso, há lojas que vendem cerâmicas caprichosamente pintadas à mão em tons azuis e amarelo fazendo referência aos girassóis da região. Toalhas de mesa também são bons presentes, pois ajudará na lembrança da cidade e da incrível culinária toscana.



Via della Rocca é o caminho para alcançar a fortaleza da Piazza delle Erbe


Uma viagem de férias para San Gimignano só se completa com uma caminhada até o topo da colina; Rocca di Montestaffoli, atrás da Collegiata, e a oeste da Piazza del Duomo.
Essa fortaleza medieval, com registros que datam 1353, tinha cerca de 250m de muralhas. Foi construída durante o período de submissão de Florença e continha cinco torres para que os guardas pudessem controlar os limites da cidade. Uma de suas torres restante é um excelente ponto de observação da cidade e seus arredores. De lá se vê o Vale Elsa, as colinas e vinhedos fora dos muros são uma lembrança inestimável para levar para casa


Após a sucessão do governo de Siena, em 1978, essa área se tornou um parque, acolhendo inúmeros eventos ao ar livre como concertos de música clássica e recitais de ópera. O evento mais popular é o festival de cinema, que é realizado todo mês de julho. Este é o melhor lugar para um piquenique na cidade, na tranquilidade de seus jardins públicos




San Gimignano é bem conhecida pela produção do vinho Vernaccia di San Gimignano. Primeiro vinho branco italiano a ter a certificação DOCG, citado até mesmo por Dante Alighieri na Divina Comédia. Este é um dos mais conhecidos vinhos brancos da Itália. Ele é amarelo na cor dourada e com um rico bouquet, é apropriado como aperitivo e vai bem com pratos de peixe. Este vinho tem origens muito antigas com registros que remontam ao século 13.








AÇAFRÃO (crocus sativus)
O cultivo do açafrão tem uma longa história. Muitos documentos testemunham as razões do seu cultivo e sua importância na medieval San Gimignano. Era um produto caro para a época (para ter 1 quilo precisamos de 100 mil flores) e teve grande importância para a prosperidade do comércio de San Gimignano. No século XIII o açafrão representou uma espécie de moeda, servindo de pagamento de dívida à Coroa e chegando a ser definido com cultivo oficial da região.

O açafrão puro de San Gimignano é produzido por meio de métodos naturais, que exclui qualquer utilização de produtos químicos em cada fase de cultivo, secagem e armazenamento.
A zona rural de San Gimignano, bem como os muitos produtos de alta qualidade. O açafrão puro de San Gimignano é identificado apenas com uma marca e é um produto de qualidade altissiama como evidenciado pela análise repetida e composição química, de modo que os processos estão em andamento para o IGP (CEE marca sobre as indicações geográficas).


Dicas e informações

Produtos típicos:
Vernaccia de San Gimignano DOCG
Açafrão DOP
Chianti Colli Senesi DOC
Rosso di San Gimignano IGT
Vinsanto
Panforti
Salames
Carne de caça (javali, faisão, etc..)
Carnes (cinta senese)



Ristorante Dorandò (Excelente cozinha, autêntica mas criativa)
Vicolo dell'Oro, 2, 53037
San Gimignano, Siena, Itália
Tel: +39 0577 941862
/ Fecha segunda
Reservas obrigatórias
Dorandò é um restaurante pequeno e acolhedor para as pessoas que consideram que uma boa comida é um dos prazeres da vida. Situado no coração de San Gimignano, entre a encantadora Piazza Duomo e Piazza Cisterna, é parte de um edifício do século 14. É composto de três ambientes, todos decorados em um estilo simples e elegante, com obras de pintores de San Gimignano. Em perfeita harmonia com o lugar, a cozinha, que se inspira o sabor da culinária toscana tradicional, propõe criativos pratos leves preparado com produtos naturais - que podem variar de acordo com as diferentes estações do ano - sempre apresentado um toque de inventividade.



Trattoria Chiribiri
Piazzetta della Madonna, 1, 53037
San Gimignano, Siena, Itália
Tel: +39 0577 941948
Esta minúscula trattoria tem uma das melhores refeições da Itália. Existem apenas algumas mesas e o cardápio é limitado. Uma chance de comer alguns dos pratos típicos na paisagem toscana. É onde os habitantes locais - e não muitos turistas - frequentam. O ambiente é fantástico.



Gelateria di Piazza
Piazza Cisterna, 4
53037 San Gimignano, Siena, Itália
Tel: +39 0577 942244
Sergio é o mestre fabricante de sorvete do Gelateria di Piazza, ganhador de vários concursos como o mundial em 2006, como título do melhor gelato del mondo. Foi premiado também com o Oscar em Londres, por ser o melhor gelato de chocolate do mundo por 5 anos consecutivos (de 2005 a 2009) e outros. Suas criações iniciais tornaram-se famosas: Crema di Santa Fina (creme de açafrão e pinhões), Champelmo (toranja rosa e vinho espumante), Dolceamaro (creme com ervas aromáticas).



Hotel La Cisterna (alternativa custo/benefício)
Piazza della Cisterna, 23
53037 - San Gimignano (Siena)
Tel. +39 0577.94.03.28
Localizado em um edifício histórico de 1200, na Piazza della Cisterna. Característica que, hoje, como 700 anos atrás, é o coração da cidade, a curta distância dos principais museus, edifícios históricos e igrejas. Quartos confortáveis, muitos com uma esplêndida vista para a praça ou para a paisagem toscana.



Localita' Strada n. 27
53037 - San Gimignano (Siena)
Tel. +39.0577.94.32.01
Este hotel já foi um convento franciscano, construído em 1587, e tem vista para a região vinícola de Chianti. Ele fica a poucos quilômetros de San Gimignano. Os quartos do Hotel La Collegiata são decorados em um estilo que lembra os palácios renascentistas de Siena, e estão localizados no antigo claustro do hotel. Os quartos dos pisos superiores têm vista para as 13 torres desta cidade medieval. Passe as suas tardes nadando na piscina grande do hotel ou passeando pelo jardim de estilo italiano do La Collegiata. O último fica em frente à propriedade antiga do hotel, cujos tons de pedra se misturam perfeitamente com as formas e proporções da arquitetura renascentista toscana. Ao fim do dia, você pode jantar sob os arcos do teto romano da capela antiga da propriedade, que tem tons vermelhos e dourados. (Ref. do texto: booking.com)



Como chegar a San Gimignano.


Onde estacionar:
Dentro do centro histórico de San Gimignano foi instituída, há muitos anos, a zona de tráfego limitado (ZTL). A entrada e o estacionamento no centro histórico são permitidos somente aos residentes e pessoas autorizadas. Para os turistas que se hospedam no Centro Histórico o acesso é permitido somente para carga e descarga de bagagens, se corretamente munidos de autorização emitida pelas próprias estruturas receptivas, pela Polícia Municipal ou pela Secretaria de Turismo. Os turistas são de qualquer forma direcionados a estacionar nos três estacionamentos públicos localizados fora do centro histórico e, de lá, se endereçar ao centro a pé ou utilizando o cômodo serviço de ônibus shuttler instituído pelo Município, pagando um pequeno valor da passagem.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário